Raio-X: Rivais desde o NBB-1, Pinheiros/SKY e Brasília se enfrentam hoje

João Pires

João Pires

Pinheiros/SKY e Uniceub/BRB/Brasília editam uma grande rivalidade dentro das quadras desde a primeira edição do Novo Basquete Brasil. Os times decidiram, por dois anos seguidos, uma vaga nas finais do campeonato e fizeram grandes jogos pela fase regular do NBB.

Na primeira edição do NBB, o Brasília venceu os dois jogos, ambos por dois pontos de diferença: 96 x 94 na Capital Federal e 76 x 78 em São Paulo.  No NBB-2, mais duas vitórias dos candangos: 92 x 98 em São Paulo e um largo 105 x 77 no Distrito Federal.

A primeira vitória do Pinheiros veio no dia 7 de janeiro de 2011, em São Paulo: 77 x 66. No segundo turno, vitória do Brasília em casa, por 78 x 76. As equipes se encontrariam nas semifinais daquele ano e a série foi definida apenas no quinto jogo, quando os brasilienses venceram por 99 x 93.

E no NBB-4 mais um reencontro nas semifinais, vencido pelo Brasília. Na temporada regular, uma vitória para cada lado, e nos playoffs, 3 a 2 para os candangos. Mas a série foi marcada por um jogo centenário e cheio de controvérsias. Nezinho levou a partida para a primeira prorrogação após sofrer uma falta com o cronômetro já zerado. Mesmo assim, os juízes validaram o lance, levando a partida para o tempo extra.

Mineiro marcou uma cesta de 3 pontos e Marquinhos, após roubar a bola do Brasília, decidiu o jogo em 109 x 105 para os pinheirenses. No jogo decisivo, em São Paulo, o Pinheiros não jogou bem e acabou ficando mais uma vez com a medalha de bronze no NBB.

Na última temporada, os pinheirenses varreram o confronto pela primeira vez. Vitória em Brasília, por 96 x 99 e em São Paulo, por 92 x 89. Dos 19 confrontos, 12 foram vencidos pelos candangos e 7 pelo Pinheiros, mas a boa atuação da última temporada contra o Brasília pode inspirar mais um bom jogo dos pinheirenses.

Brasília.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s