Rafael Mineiro crava: “Como atual campeão, o Pinheiros/SKY é a equipe a ser batida”

Foto: Samuel Vélez

Foto: Samuel Vélez

O grande momento está chegando! Na próxima sexta-feira (21), às 19h, a bola vai subir no Maracanãzinho para Pinheiros/SKY x Halcones de Xalapa, do México, na partida semifinal do Final Four da Liga das Américas 2014. O atual campeão da competição vai defender sua coroa e chega confiante na luta pelo bicampeonato.

E falando muito sobre a equipe e as dificuldades do Final Four, o ala/pivô pinheirense Rafael Mineiro conversou com o site da Fiba Américas e cravou: “o Pinheiros/SKY é a equipe a ser batida”. Confira a entrevista traduzida pela Torcida Pinheirense:

O Pinheiros/SKY mostrou na temporada passada sua qualidade ao ser campeão da Liga das Américas. E agora, o time chega a mais um Final Four, ratificando que o título de 2013 não foi casualidade, o que demonstra a qualidade e a experiência do time.

Enquanto segue lutando no NBB, onde atualmente ocupa o quinto lugar, o atual campeão continental já está pronto para o Final Four que será disputado no Rio de Janeiro. Mas Rafael Mineiro, um dos jogadores mais importantes da equipe paulista, não aceita apenas participar da decisão, ele quer o bicampeonato. E o ala/pivô falou ao site fibaamericas.com.

O Pinheiros sentia obrigação de chegar ao Final Four por ser o atual campeão?

Acho que tínhamos esse compromisso. O compromisso era mais pessoal, entre nosso grupo, de chegar até a final. Mas isso não termina só com chegar no Final Four, nosso compromisso é voltar a ser campeão. Eu acho que esse objetivo começa desde a direção do clube, passa pelo treinador Cláudio Mortari e chega até os jogadores. Passamos uns aos outros esse desejo de ser campeão e tenho certeza que os jogos do Final Four serão os mais difíceis do campeonato.

O Pinheiros conseguiu superar as várias lesões, isso mostra a personalidade da equipe?

Acredito que os jogadores reservas, os jovens das categorias de base, conseguiram suprir muito bem nas fases de classificação as ausência dos companheiros que acabaram se machucando. A equipe se adaptou e assimilou a falta deles e hoje apenas Paulinho está fora. Todos já estão muito familiarizados com os jogadores que temos hoje no plantel. Espero que ninguém mais se machuque. Tenho certeza de que esses jovens, como Caboclo, Lucas e Humberto vão nos ajudar muito ainda, já que temos dois torneios e muitos desafios pela frente, como o NBB e o Final Four da Liga das Américas.

Como você imagina que será o jogo diante do Halcones? No que este time te preocupa?

A gente conhece pouco dessa equipe, nunca jogamos contra eles. Conhecemos o jogo individual dos mexicanos, mas o que vimos nos vídeos do Halcones é que eles jogam mais em conjunto. Com certeza será uma partida difícil porque o Halcones é uma equipe que privilegia a parte física e joga duro. Espero que a gente consiga a vitória para chegar até a final.

Quais são as qualidades do Pinheiros para ser candidato ao título continental?

Como atual campeão, o Pinheiros/SKY é a equipe a ser batida. Todo mundo vai querer ganhar da gente. Sinto que para nossos rivais existe um gosto especial em nos vencer. Para nós, o caminho é mais difícil porque todos querem bater o campeão, mas a satisfação de um bicampeonato internacional para o Pinheiros/SKY será muito especial para a vida de cada um de nós, além é claro, de ser uma conquista inédita.

Você sente que a Liga das Américas está cada ano mais exigente?

Isso é certo. As equipes estão se reforçando bastante para esse tipo de campeonato e se interessam bastante por ele. Os clubes chegam a contratar três ou quatro norte-americanos porque sabem que a competição vale muito. Isso deixa o o torneio com muito prestígio e também mostra que é mais difícil a cada ano. Os clubes se reforçam e grandes equipes aparecem na Liga das Américas. Vamos encontrar muito equilíbrio no Final Four. Antigamente havia uma ou duas equipes um pouco menos talentosa, mas agora isso não acontece, serão quatro equipes muito fortes e quatro jogos de alta dificuldade.

(Texto original aqui)

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s